B i o g r a f i a

Pedro Filipe Cunha nasceu no Porto em 1971 e cedo abraçou a música como projeto de vida artístico e didático.

 

Diplomou-se em Formação Musical pelo Conservatório de Música do Porto.

 

Em 2000 licenciou-se em Música, variante Produção e Tecnologias da Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. 

 

Em 2006 obteve o Grau de Mestre em Estudos da Criança – Especialização em Educação Musical pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. 

 

Doutorou-se em 2013 em Ciências da Educação pela Universidade do Porto.

 

Atualmente é professor na ESED e ISEIT do Instituto Piaget, Colégio do Ave e Colégio Nossa Senhora da Paz. 

 

É formador Acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua em Pedagogia e Didáticas, Educação Musical, Expressão Musical, Didática da Música e Tecnologias da Música. Colabora com os Centros de Formação da APEI, Sepleu e Pro-Inclusão.

 

A sua formação em didática passou pelo Instituto Orff do Porto, mas também na Alemanha e em Itália, tendo frequentado diversos cursos de pedagogia musical na Pierre-van-Hauwe-Musikschule em Inning-Ammersee e Scuola Popolare di Musica Donna Olimpia em Roma.

 

Tem realizado uma carreira nacional como divulgador de uma didática musical ativa baseada nos princípios metodológicos de Carl Orff, Jos Wuytack, Pierre van Hauwe, E. J. Dalcroze, entre outros.

 

É autor de diversos artigos e ensaios sobre a música no jardim de infância e no 1.º CEB.

 

É compositor e orquestra diversos trabalhos musicais 

 

Tem partilhado comunicações em congressos relevantes para o ensino com incidência para a sua experiência pedagógico-musical, pelo que é convidado frequentemente por centros de formação de professores, proferindo conferências e orientado vários cursos no país.

 

Captura de ecrã 2022-05-20, às 10.31.07.png